POLÍTICA DE PRIVACIDADE LIFT

 

Introdução

Nosso propósito transformador massivo é facilitar a vida financeira dos empreendedores e por isso tentamos deixar essa Política de Privacidade (“Política de Privacidade”) o mais simples possível – mas, caso ainda tenha dúvidas, nossos canais de atendimento indicados abaixo estão à sua disposição.

Entendemos que garantir a privacidade vai além do cumprimento da legislação. É respeitar nossos clientes e potenciais clientes, bem como honrar nossos pilares de transparência, parceria, segurança, simplicidade e experiência positiva do usuário.

Quando você contrata os serviços do LiftBank, você nos fornece os seus dados pessoais para que possamos viabilizar a contratação de nossos produtos e serviços e também para te entregar a melhor experiência possível. 

 

Objetivos

O nosso objetivo com a Política de Privacidade do Grupo LiftBank é mostrar o nosso compromisso com a segurança, integridade, privacidade e transparência, procuramos padronizar a forma como os dados pessoais são tratados pelo LiftBank, em consonância com a Lei Federal 13.709 de 14 de agosto de 2018 (Lei de Proteção de Dados Pessoais)

Ao aceitar os termos dessa Política de Privacidade, você está ciente de que a controladora dos seus dados pessoais, ou seja, a empresa responsável por tomar as decisões sobre o tratamento e processamentos dos seus dados pessoais, será a LIFT PAGAMENTOS LTDA (LIFTBANK) inscrita no CNPJ 32.761.142/0001-68, com sede na Av. Nossa Senhora da Penha, 2796, Bairro Santa Luiza, Vitória/ES, CEP 29.045-402.

Após a leitura desta Política de Privacidade, se você tiver dúvidas, reclamações, quiser exercer seus direitos relacionados aos seus dados pessoais ou se comunicar com o LiftBank sobre esse assunto, você pode entrar em contato conosco pelos nossos canais de atendimento nos nossos app, ou enviando e-mail para privacidade@liftbank.com.br



Definições

  • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei Federal nº 13.709 publicada no dia 14 de agosto de 2018 que regula as atividades de Tratamento de Dados Pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
  • Agentes de Tratamento: são aqueles responsáveis pelo Tratamento de Dados Pessoais e estão separados em duas categorias: o Controlador e o Operador. O Controlador é a pessoa ou a empresa responsável pelas decisões referentes ao Tratamento de Dados Pessoais. O Operador, por sua vez, é a pessoa ou a empresa que realiza o Tratamento de Dados Pessoais em nome do Controlador, seguindo as suas instruções.
  • Anonimização: técnica por meio da qual um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo, de modo que posteriormente é impossível a re-identificação mesmo que por soluções técnicas.
  • Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD): é o órgão da administração pública federal com atribuições relacionadas à proteção de dados pessoais e da privacidade, incluindo a fiscalização para o cumprimento da LGPD.
  • Cookies: é um arquivo pequeno que contém uma sequência de caracteres, criado e enviado pelos websites ao seu computador sempre que você os visita. Eles ajudam a lembrar suas preferências e personalizar seu acesso tornando sua navegação mais segura, rápida e agradável. Você consegue configurar seu navegador para não aceitar cookies ou avisar quando um cookie estiver sendo enviado, mas sem eles alguns recursos ou serviços do site podem ficar comprometidos e limitados.
  • Dados Pessoais: são considerados na LGPD como as informações relacionadas à pessoa natural identificada ou informações que permitem sua identificação como nome, endereço, CPF, RG, documentos de identidade em geral, telefone, dentre outros.
  • Dados Sensíveis: são conceituados na LGPD como os Dados Pessoais sobre a origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico quando vinculado a uma pessoa natural.
  • Dispositivo: é o aparelho que pode ser usado para acessar os serviços oferecidos pelo LiftBank, como computadores desktop, tablets e smartphones.
  • Encarregado pela Proteção de Dados Pessoais: é o responsável por assegurar que o LiftBank esteja em conformidade com as leis e regulações de privacidade, garantir a proteção de Dados Pessoais e por ser a interface de comunicação com a ANPD e com os titulares dos dados. 
  • Endereço IP: é o número atribuído a cada Dispositivo conectado à internet, conhecido como endereço de protocolo de Internet (Internet Protocol ou IP). Geralmente, esses números são atribuídos em blocos geográficos. Um endereço IP pode ser usado para identificar, por exemplo, de qual local um dispositivo está se conectando à Internet.
  • Titular dos Dados: qualquer pessoa física identificada ou identificável a quem se referem os dados pessoais tratados. São, por exemplo, nossos clientes, potenciais clientes, correntistas, colaboradores, terceiros, prestadores de serviços, candidatos a vagas, dentre outros. 
  • Tratamento: qualquer operação realizada com os Dados Pessoais de forma automatizada ou não. Ou seja, é a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, armazenamento, arquivamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

 

Dados pessoais coletados pelo LiftBank

Ao solicitar, contratar ou usar os nossos produtos ou serviços, você nos fornece, e nós coletamos, alguns dados pessoais relacionados a você. Desde o momento em que você interage conosco, nós coletamos os seus dados pessoais. Em alguns casos, você fornece diretamente os seus dados pessoais ao LiftBank, mas existem outros caminhos nos quais também podemos coletar seus dados de maneira automática. 

Vale ressaltar que nós também recebemos alguns dados pessoais enviados por parceiros que contratamos para finalidades específicas (como para reforçar nosso controle contra fraudes), para que possamos cumprir com obrigações legais ou com a regulamentação aplicável e outras que serão detalhadas mais adiante. 

Você será o único e exclusivo responsável pela veracidade dos Dados Pessoais fornecidos ao LiftBank na realização do seu cadastro, cotação e/ou contratação de eventuais produtos ou serviços. Nós não possuímos qualquer responsabilidade pela veracidade dos dados fornecidos, bem como por eventuais danos decorrentes da inexatidão e/ou desatualização de referidas informações. 

Esses são os seus dados pessoais tratados pelo LiftBank, divididos por categorias. 

 

Dados pessoais informados pelo titular:

  • Dados cadastrais, tais como: nome, documentos de identificação, endereço, data de nascimento, filiação, gênero, entre outros;
  • Dados de contato, como telefone e e-mail; 
  • Empresa em que trabalha; 
  • Profissão; 
  • Renda declarada e comprovante;
  • Dados biométricos, tais como a fotografia do seu documento de identificação e do seu rosto;

 

Dados pessoais que coletamos de terceiros:

  • Dados cadastrais, tais como: nome, filiação, data de nascimento, CPF, número de telefone, endereço, entre outros; 
  • Dados sobre restrições financeiras, tais como: negativações, valores devidos, datas de vencimento, quantidades de consultas, entre outros • Informações sobre histórico de crédito; 
  • Se você faz parte de alguma lista de Pessoa Politicamente Exposta (PPE) ou lista de restrição (como, OFAC, CSNU e outras listas internacionais); 
  • Informações constantes da base de dados do Sistema de Informações de Crédito (SCR), mediante consentimento; 
  • Score gerado por bureaus de crédito; 
  • Informações de dívidas a vencer ou vencidas, coobrigações e garantias; 
  • Informações constantes da base de dados do Sistema de Informações de Crédito (SCR), mediante consentimento.

 

Dados de navegação e do dispositivo:

  • Endereço IP do dispositivo móvel utilizado para acessar os serviços ou produtos do LiftBank;
  • Dados técnicos, como informações de URL, de conexão de rede, do provedor, e do dispositivo; Cookies;
  • Atributos do dispositivo, tais como ID, sistema operacional, navegador e modelo; 
  • Dados de geolocalização do dispositivo caso você autorize a coleta a partir do seu dispositivo.

Dados pessoais originados do uso dos nossos produtos e serviços :

  • Dados de contratação de nossos produtos e serviços, tais como cartão de crédito, empréstimo;
  • Dados de contratação de operações de crédito, tais como empréstimo pessoal, negociação de valores devidos em razão do uso do cartão de crédito e parcelamento de fatura;
  • Dados de transações e movimentações financeiras na conta do LiftBank como débitos, saques, pagamentos aplicações financeiras e transferências, incluindo também informações dos remetentes e beneficiários;
  • Histórico de crédito; 
  • Histórico de atendimento ao cliente; 
  • Código do seu banco de origem, caso ative a portabilidade salarial 
  • Acesso à sua lista de contatos, caso você ative voluntariamente essa funcionalidade no nosso aplicativo.

Dados públicos:

  • Podemos coletar informações sobre você que estejam disponíveis publicamente ou que foram tornadas públicas por você; 
  • Informações sobre menções e interações com o LiftBank; 
  • Depoimentos referentes ao LiftBank postados em perfis e páginas nas redes sociais, juntamente com seu nome e imagem (incluindo fotos de perfil).

 

Coleta e tratamento de dados pessoais

O LiftBank utiliza os seus dados pessoais para poder prestar um serviço de alta qualidade e oferecer os melhores produtos a você. 

Finalidades:

  • Cumprir com nossas obrigações contratuais, em especial a execução dos termos de seu contrato junto ao LiftBank;
  • Prestação dos serviços e oferecimento dos produtos contratados; 
  • Identificação, autenticação e verificação de requisitos para contratação dos serviços e produtos do LiftBank; 
  • Atendimento de solicitações e dúvidas; 
  • Contato por telefone, e-mail, SMS, WhatsApp, ou outros meios de comunicação, inclusive para envio de notificações ou push de uso dos serviços do LiftBank;
  • Autenticação de transações financeiras; 
  • Envio do seu cartão de crédito e comunicações em geral;
  • Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos nossos produtos e serviços, ou de nossos parceiros, inclusive com viabilização de ofertas e envio de informações sobre produtos, serviços, novidades, funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes para a manutenção do relacionamento com você; 
  • Consultas sobre suas informações na base de dados do Sistema de Informações de Crédito (SCR), mediante a obtenção do seu consentimento com esse uso; 
  • Proteção ao crédito, incluindo concessão de crédito e aumento de limite; 
  • Prevenção e resolução de problemas técnicos ou de segurança;
  • Investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos, fraudes, crimes financeiros e garantia da segurança dos clientes do LiftBank e do sistema financeiro; 
  • Exercício regular de direitos do LiftBank, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
  • Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador; 
  • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória



Compartilhamento de dados Pessoais

O LiftBank zela pela privacidade dos seus dados e, em conformidade com as normas de proteção de dados (LGPD) e de sigilo bancário, somente compartilha suas informações para as finalidades previstas nesta Política de Privacidade. 

Podemos compartilhar suas informações com os terceiros abaixo relacionados:

  • Com parceiros comerciais, prestadores de serviços, fornecedores e subcontratados para a perfeita e correta execução de contratos celebrados junto a eles ou a você; 
  • Com empresas de publicidade e marketing, para selecionar e veicular anúncios relevantes para você, conforme autorizado; 
  • Com os provedores de mecanismos de pesquisa e análises, para auxiliar em melhorias e otimizações de nossos produtos (App e Web); 
  • Entre as empresas do grupo LiftBank; 
  • Em caso de transações e alterações societárias envolvendo qualquer empresa do Grupo, hipótese em que a transferência de dados será necessária para a continuidade dos serviços ora oferecidos; 
  • Cumprimento à legislação vigente; 
  • Cumprimento de Contratos ou outros acordos junto aos nossos titulares de dados; 
  • Para garantir maior segurança nas transações, afastando tentativas de fraudes e demais crimes, bem como para a proteção dos direitos e das propriedades do LiftBank, de nossos clientes ou de outros titulares de dados; 
  • Para proteção dos interesses em processos judiciais, administrativos e arbitrais;
  • Mediante ordem judicial ou por requerimento de autoridades administrativas competentes que detenham a competência legal para sua requisição;
  • Realizar cobranças de clientes e titulares de dados insolventes e/ou recuperar dívidas;
  • Para avaliar riscos financeiro;
  • Mediante sua solicitação: garantindo a transparência na nossa relação com você.

Caso você deseje obter mais informações sobre os terceiros com quem compartilhamos seus Dados Pessoais, entre em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento.

 

Transparência Internacional de dados pessoais

Alguns de seus dados pessoais, ou todos eles, poderão ser transferidos para o exterior, por exemplo quando são armazenados pelo LiftBank em servidores de computação em nuvem localizados fora do Brasil. Para isso, o LiftBank observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente e adota as melhores práticas de segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos seus dados pessoais. 

Apenas compartilharemos dados com terceiros que estejam em países que proporcionem o grau de proteção de dados previstos na LGPD.

 

Direitos do titular

Como titular de dados pessoais, pode exercer seus direitos frente aos controladores dos seus dados pessoais. Nós disponibilizamos os mecanismos detalhados abaixo para que você entenda de forma clara e transparente como exercer seus direitos e nossa equipe estará pronta para atender eventuais solicitações.

  • Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais – você como Cliente do LiftBank já significa que nós fazemos o tratamento dos seus dados pessoais, mesmo que esse tratamento seja, entre outros, o Código: POP_LIFT_01_21. Revisão: 1 Classificação da Informação: Público armazenamento de dados pessoais em ambiente seguro e controlado. Você pode solicitar essa confirmação de tratamento dos seus dados pessoais. 
  • Acesso aos dados pessoais – você pode solicitar ao LiftBank sobre quais dados pessoais possui em relação a você. 
  • Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados – você pode pedir a correção ou complementação dos seus dados pessoais caso os mesmos estejam incompletos, inexatos ou desatualizados. Caso não seja possível realizar a alteração pelo próprio aplicativo, você precisará enviar um documento que comprove a forma correta e atual do dado pessoal.
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD – caso qualquer dado pessoal seja tratado de forma desnecessária, em excesso para a finalidade a que se destina ou em desconformidade com a LGPD, você pode solicitar que o LiftBank anonimize, bloqueie ou elimine esses dados, desde que fique efetivamente constatado o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei. 
  • Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento – caso você tenha dado o consentimento para tratamento dos seus dados pessoais para finalidades específicas você poderá solicitar a eliminação desses dados pessoais. 
  • Informações sobre o compartilhamento dos seus Dados Pessoais – você pode solicitar informações sobre com quem (terceiros ou parceiros) o LiftBank compartilha seus Dados Pessoais. 
  • Possibilidade de não fornecimento do consentimento – caso seu consentimento seja necessário para acessar ou usar determinado produto ou serviço, você pode pedir que o LiftBank esclareça se é possível fornecer esse produto ou prestar esse serviço sem o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais, ou quais são as consequências de não fornecer o consentimento para este caso.
  • Revogação do consentimento – se você consentiu com o Tratamento de seus Dados Pessoais, você poderá, a qualquer momento, cancelar tal consentimento. Reforçamos que será lícito usarmos os seus Dados Pessoais até o momento da revogação do consentimento, bem como será lícito o arquivamento desses Dados Pessoais por prazo superior ao do tratamento, sempre que for necessário para cumprimento de obrigação legal ou regulatória por parte do LiftBank. 
  • Decisões automatizadas – você pode solicitar que decisões tomadas unicamente com base em Tratamento automatizado de Dados Pessoais que afetem seus interesses sejam revistas. 
  • Portabilidade e direito de petição – quando regulamentado o direito de portabilidade pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), você poderá solicitar ao LiftBank a portabilidade dos seus dados pessoais a outro prestador de serviços. Além disso, com a constituição da ANPD, você terá também o direito de peticionar em relação aos seus dados perante a autoridade nacional. 

Caso você deseje exercer qualquer um desses direitos, entre em contato conosco por meio do canal “Ajuda” no app ou diretamente no nosso e-mail privacidade@liftbank.com.br. Para efetivarmos os seus direitos, podemos solicitar a comprovação da sua identidade, como medida de segurança e prevenção à fraude.

 

Registro de atividades

Podemos registrar as atividades que você realiza quando utiliza nosso aplicativo, site ou blogs, criando, quando possível e aplicável, logs (registros de atividades efetuadas nos sites e aplicativos e serviços) que conterão: o endereço IP, acesso e ações realizadas por você no serviço disponibilizado, data e hora de cada ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização. Código: POP_LIFT_01_21. Revisão: 1 Classificação da Informação: Público 

Também podemos utilizar certas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto você acessa nossos sites e blogs.

 

Disposições gerais

Os termos desta Política poderão ser modificados a qualquer momento, em razão de alterações legislativas ou nos produtos ou serviços que prestamos, em decorrência da atualização de ferramentas tecnológicas ou, quando necessário, a nosso critério, como por exemplo em razão da oferta de novos produtos ou serviços. Quando realizarmos alterações relevantes, os Titulares dos Dados serão notificados por meio de aviso em nosso App, Website, e-mail ou por qualquer outro meio de comunicação disponível, a critério do LiftBank. Certifique-se de ler atentamente qualquer aviso desta natureza. 

Ao ler esta Política de Privacidade e clicar, ao final, em “Eu li, estou ciente das condições de tratamento dos meus dados pessoais e forneço meu consentimento, quando aplicável, conforme descrito nesta Política de Privacidade.”, você consente com o tratamento dos dados pessoais nas formas aqui indicadas. 

Vale lembrar que o tratamento de seus dados pessoais é condição necessária para que possamos prestar nossos serviços e entregar nossos produtos para você. Caso você tenha dúvidas sobre qualquer um dos termos explicados aqui, estamos à disposição em nossos canais de atendimento para ajudá-lo. 

Esta Política é regida exclusivamente pelas Leis da República Federativa do Brasil, bem como eventuais ações decorrentes de violação destes Termos.

A utilização dos nossos serviços, bancários ou não bancários, implicará em expressa aceitação quanto aos termos e condições da Política de Privacidade vigente na data de sua utilização. Para os titulares de dados que não concordem com a Política de Privacidade vigente, recomendamos a não utilização dos nossos produtos ou serviços. A não aceitação ou a recusa em disponibilizar as informações solicitadas, pode impedir a prestação de tais produtos ou serviços. 

Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas e colocar você no controle dos seus dados pessoais.

 

Histórico de Atualizações

 

Nº da versão

Data da revisão

28 de agosto de 2019

20 de fevereiro de 2020